quinta-feira, 5 de maio de 2016

Os Estrangeiros Mainstream e o Espanhol

Com o chegar do Verão, amontoam-se os estrangeiros na cidade de Lisboa. E existem dois tipos de estrangeiros:

1) O Estrangeiro Mainstream - Aquele que vem sobretudo no Verão. Sobretudo inglês.


2) O espanhol - O espanhol é aquele estrangeiro, que já não é bem estrangeiro. É como aquele amigo que vai lá a casa beber uma cerveja ou chupar umas cabeças de gamba. O espanhol é aquele amigo que não admite que se fale outra língua que não a dele. O espanhol é um estrangeiro bastante sensível e bastante desinteressado daquilo que o rodeia. O espanhol quando vem a Portugal é aquele anuncio do "vá para fora, cá dentro". No fundo, o espanhol não é um óptimo actor que transparece não saber português apesar de cá vir 10 vezes por ano, mas sim alguém alheado do que acontece à sua volta. Ele chega à Padaria Portuguesa de Campolide e não sabe nada em português porque pensa estar em "El Granada". 

Mas o espanhol não é só isto. Não. O espanhol tem uma característica que o torna diferente dos restantes estrangeiros: vem quando ninguém mais vem. Épocas como as da Páscoa, Fevereiro, Março... É a época do espanhol. Se querem ir à rua e pensar que estão em Sevilha, vão a um Centro Comercial nesta altura. É óptimo. Aprende-se bastante.

Por sinal, o espanhol é um estrangeiro avesso às novas tecnologias. Ele não sabe o que é um mapa, muito menos um Google Earth e insiste em perguntar em Espanhol World Class, onde é que fica o WC. É nessa altura que nós portugueses nos sentimos extremamente chateados com aquela pessoa que vem mais vezes ao nosso país que o primo João que mora em França e tem cá a filha, mas que mesmo assim não consegue falar uma palavra em português.

No final deste tipo de conversas é costume o espanhol (se for uma versão mais avançada) dizer "obrigado". Algo que nos dá a sensação de sEle perguntou tudo em espanhol, mas no final disse-me "obrigado"! É o equivalente ao filme dos Ocean's Eleven quando o super-ladrão confidencia ao Brad Pitt que está escondido em Portugal (ou algo assim). Que poder imenso nos é dado por esse espanhol amável que se vergou à língua portuguesa!
uperioridade e de poder.

Mas o Estrangeiro Mainstream por norma é amável, de bom-trato e tem a pele de quem acabou de se raspar contra o cu de um macaco de rabo vermelho. Mas também ele tem gente pouco amável, como a senhora inglesa que me perguntou onde ficava o metro.

Senhora: Portuguese people and communication... Well...
Eu: You can turn in that street and then...
Senhora: Street? That is not a Street. Is a hall.
Eu: ... You can turn in that hall, then right, then left, then vais te perder is the metro. Welcome. 

Sem comentários:

Enviar um comentário